top of page

Neuropsicologia

317504-P8X3MW-749_editado.jpg

A avaliação neuropsicológica tem por objetivo investigar as funções cognitivas e práxicas dos pacientes, buscando elucidar os distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, além de alterações cognitivas específicas como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planejamento, bem como seus diagnósticos diferenciais.

Na avaliação das “funções nervosas superiores” o profissional, utiliza-se de testes neurológicos e psicológicos específicos, padronizados e validados, sendo realizados em etapas sucessivas, baseados em dados comparativos, segundo o esperado para cada faixa etária, nível sócio-econômico e escolaridade.

Esta avaliação é solicitada por Médicos Geriatras, Neurologistas, Psiquiatras, Psicólogos, Pedagogos, além de outros profissionais envolvidos com a área de reabilitação em geral.

Para nortear indicações terapêuticas medicamentosas e de reabilitação, distúrbios por déficit de atenção, com ou sem hiperatividade associada, diagnóstico diferencial dos déficits cognitivos e avaliação de distúrbios mentais, assim como, as demências (isquêmica por multi-infartos) Alzheimer, doença de Parkinson, sendo também, útil para o diagnóstico diferencial de depressão, paralisias cerebrais, traumatismos cerebrais e outras.

Reabilitação Neuropsicológica

A reabilitação neuropsicológica tem por objetivo, recuperar, estacionar ou reduzir o impacto da velocidade da deterioração dos sintomas associados à progressão da doença e melhorar o estado emocional do paciente, o que é importante para a manutenção das capacidades cognitivas e o desempenho das atividades da vida diária.

O tratamento de escolha e a orientação dada para cada paciente dependem do diagnóstico e a gravidade da doença. A frequência dos atendimentos varia de 1 a 3 sessões por semana com o paciente, podendo ser individuais ou em grupo, além da orientação familiar.

Indicação: Distúrbios por déficit de atenção, com ou sem hiperatividade associada, diagnóstico diferencial dos déficits cognitivos, distúrbios mentais, assim como, as demências (isquêmica por multi-infartos), Alzheimer, doença de Parkinson, paralisias cerebrais, traumatismos cerebrais e outras.

bottom of page